terça-feira, 21 de agosto de 2012

MEU BRASIL BRASILEIRO NÃO É O PATINHO FEIO DO MUNDO.



Meu Brasil Brasileiro tem sangue Luso e não nasceu para ser o patinho feio de um planeta tão belo. Seu berço foi um Porto Seguro (BA). Mesmo com alguns “patriotas” fazendo questão de passar uma imagem hedionda de sua Nação...


JAPÃO
Kamagasaki é uma cidade situada ao sul de Osaka e quem a vê hoje, nem imagina que ela era uma grande vila operária há muitos anos atrás, com muitas ofertas de empregos. Hoje, ela é uma cidade praticamente habitada por uma população senil, a maioria com mais de 50 anos e boa parte deles, vivem sozinhos, nas ruas ou em pavilhões improvisados.
***
Kamagasaki, já foi palco de motins, manifestações, vandalismo, tráfico de drogas, corrupção do sistema previdenciário, envolvimentos da máfia Yakuza e conflitos intensos entre moradores e polícia.
***
Nisso virou uma confusão só, atearam fogo, viraram carros e foram mandados 6 mil policiais para conter a fúria e o vandalismo do povo ensandecido. Não deu outra: 110 pessoas feridas, sendo que 100 eram policiais e 28 manifestantes presos.

ESTADOS UNIDOS
A crise econômica que atinge os EUA está fazendo surgir comunidades de desempregados nos arredores de Nova York.
***
Um atalho na beira de uma estrada do estado de Nova Jersey leva a uma clareira com barracas de lona e roupas estendidas em varais improvisados.
Os primeiros vieram há cinco anos. Eram moradores de rua que não conseguiram ficar em alojamentos para desabrigados.


Muito tem se falado ultimamente do aumento na miséria nos Estados Unidos. Milhões perderam suas casas, que os bancos engolfaram a já seu imenso patrimônio – “o que é demais nunca é o bastante”, já disse o poeta. Seja como for, os acampamentos de sem-teto estão aumentando muito nos EUA. 
***
O que quero colocar aqui é que as casa de lata eram o símbolo da injustiça em um dos países mais injustos do mundo, que era a África do Sul sob o odioso regime que a raça branca por lá implantou. Mas poucos se dão conta da existência desse tipo de moradia também nos EUA – alias o Império do Mal apoiou o ‘apartheid’ até sua queda.

FRANÇA
Éric Visse, conhecido na rua como Nonô, vem da Bretanha, no Norte da França, e tem 29 anos. Cinco minutos antes dos trens da Gare de Lyon partirem, ele entra nos vagões e grita: "Senhores, senhoras, tenho 29 anos e vivo na rua. Sejam solidários: uma moedinha, um tíquete restaurante…". Sob um frio de zero grau, Nonô mora numa cabana junto com outros jovens, na rua, junto à estação.
http://oglobo.globo.com/economia/pobreza-em-alta-face-sem-glamour-da-franca-3510496#ixzz23TVSevrA


Pessoas vivendo em habitações miseráveis durante o inverno. Essas fotos poderiam ser da periferia de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba ou qualquer capital brasileira que tenha uma estação fria. Só que não são daqui. São de Lyon, uma das cidades mais ricas da França.
http://perspectivabr.wordpress.com/2007/12/06/favelas-na-franca/


POLÔNIA
Stanislaw, um morador de rua de Varsóvia, na Polônia, improvisa sua moradia nas galerias subterrâneas do sistema de esgoto da cidade para se abrigar do frio. Pelo menos nove pessoas morreram de hipotermia no país na última madrugada, o que eleva a 29 o número de vítimas do frio na Polônia desde a chegada da onda de ar polar, na última sexta-feira.
http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI186518-EI8142,00-Frio+intenso+castiga+populacao+pobre+e+causa+mortes+na+Europa.html


ESPANHA
Crianças brincam em uma favela sem saneamento básico. No chão, lama, fezes humanas, lixo e seringas de usuários de drogas. O poder público só se nota em um carro de polícia que vigia viciados em cocaína e heroína vagando por um descampado ao redor de uma paróquia.
A situação de precariedade -pior do que a de muitas favelas do Brasil- retrata um domingo na Cañada Real Galiana, a menos de 15 km de Madri, na Espanha.

ARGENTINA
O país tem, proporcionalmente, mais pessoas morando em favelas do que o Brasil. Um dos motivos que elevaram a favelização do país foi a grande quantidade de estrangeiros pobres.
Quase 7,5% dos 40 milhões de habitantes do país vizinho (3 milhões de pessoas) estão em "villas", segundo dados do Observatório da Dívida Social, instituto argentino ligado à Universidade Católica.
No Brasil, conforme o último Plano Nacional de Habitação do governo, o número de pessoas que moram em favelas ou assentamentos precários chega a 13 milhões, ou 6,8%, da população.


Um comentário:

Pierre da Gama disse...

Meu Brasil Brasileiro tem sangue Luso e não nasceu para ser o patinho feio de um planeta tão belo. Seu berço foi um Porto Seguro (BA). Mesmo com alguns “patriotas” fazendo questão de passar uma imagem hedionda de sua Nação...