quarta-feira, 16 de agosto de 2017

SALADA DE MOEDAS (UMA VIAGEM, QUATRO MOEDAS)

Nasci Português... mas imediatamente colocaram-me para percorrer o mundo...
VIAGEM, DE ÔNIBUS, PELOS ANDES E PELO DESERTO DE ATACAMA


O Euro só entrou na viagem por utilizar sobra de câmbio feito em novembro de 2016, para Portugal. E foi levado em quantia superior a dos reais.

ROTEIROS

Rota 1. Itatiba a São Paulo.



Rota 2. São Paulo a Santiago (Chile). Cortando as Cordilheiras dos Andes na divisa Argentina/Chile.



Rota 3. Santiago a San Pedro de Atacama. Acompanhando a costa do Oceano Pacífico.



Rota 4. San Pedro de Atacama a Salta. Cortando a s Cordilheiras dos Andes na fronteira Chile/Argentina.



Rota 5. Salta a Puerto Iguazú.



Rota 6. Foz do Iguaçu a São Paulo.



Rota 7. Igual à rota 1 no sentido oposto.



SURPRESAS DA VIAGEM

1. Tendo chegado a Santiago já dentro da noite, deixamos o hotel e entramos no primeiro restaurante/lanchonete que encontramos e que tinha um nome bem curioso: LA PICA DE CLINTON.



E a minha esposa começou a achar o nome engraçado e relacionar com um caso do ex-Presidente com uma estagiária. No que comentei que essa pica não deveria ter o sentido que ela pensava e que, com certeza, tinha sido autorizado a utilização da imagem pessoal. E não é que eu tinha razão:
"Em abril de 1998, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, foi ao Chile para a II Cúpula das Américas. Durante uma visita ao centro da cidade de Santiago, ele surpreendeu a todos ao quebrar o protocolo e desviar sua trajetória para um pequeno bar na Calle San Antonio. Ele entrou no San Remo – Bar, Restaurant e Fuente de Soda, encostou  no balcão e pediu uma Coca-Cola Light. Servido e refrescado, posou para dezenas de fotos."
http://guiadoscuriosos.uol.com.br/blog/2016/11/09/la-pica-de-clinton-lamenta-vitoria-de-trump-foi-um-balde-de-agua-fria



2. Em nosso último dia em Santiago (dia 5/8) tivemos a surpresa de passar, na região central, por onde estava iniciando um desfile de associações folclóricas, para comemoração do aniversário da independência da Bolívia (dia 6/8), onde desfilaram mais de 30 grupos, mostrando que ainda há fraternidade entre alguns países da América do Sul.





3. Logo em nossa chegada em Santiago fomos abordado, na rodoviária, de surpresa por uma mulher bem vestida e bem encarada que foi dizendo: "Vocês são brasileiros?" e mais algumas coisas que não entendi direito, mas dei uma resposta rude, e ela se retirou meio brava. A minha esposa até reclamou da minha atitude dizendo que ela queria nos alertar de que tinham muitos abordando turistas para furtar seus pertences, inclusive tendo sido solicitada por um policial que estava um pouco além, para nos alertar. No que respondi para a esposa: "Se é assim ela teve a resposta que ela iria nos orientar para dar ao ser abordado."
Em outra ocasião, ao dirigir-me para comprar passagem de Santiago para San Pedro de Atacama, ao colocar o dinheiro para pagar, a vendedora puxou-o rapidamente e foi dizendo: "CUIDADO!"
Estando já meio preocupado e desconfiado da região em que iríamos, imaginando ser pouco habitado e de pouca segurança, essas ocorrências só fizeram aumentar muito mais.
MAS QUE GRANDE SURPRESA! Encontramos uma cidade pequena e rústica realmente, com muita gente circulando dia e noite, numa verdadeira comunidade fraterna de todos os idiomas. Apesar de sua pequena dimensão eu percebi mais de 10 casas de câmbio, sem qualquer aparato de segurança aparente, onde os cambistas faziam a troca tirando um pacotão de dinheiro na moeda solicitada em cima de uma mesa rústica. E com os turistas circulando e conferindo o dinheiro no meio das ruelas.



4.
4. Estando em San pedro de Atacama, resolvemos fazer a volta através de Foz do Iguaçu, mas o ônibus iria apenas até Salta. Foi aí que ficamos sabendo da existência dessa cidade, e fui pesquisar alguma coisa a respeito dela, e descobri que era considera uma das cinco melhores do mundo para se viver, segundo a BBC.

5. No cruzamento da fronteira Argentina/Brasil na volta, em Puerto Iguazú, ao apresentar o passaporte de brasileira, a minha esposa recebeu questionamentos como: "De onde você está vindo?", etc. E eu , ao apresentar um PASSAPORTE DA COMUNIDADE EUROPÉIA, não tive nenhum questionamento tendo recebido o carimbo de imediato. (E pensar que eu só solicitei Passaporte Português ao ter sido-me negado o Brasileiro, sendo que sempre vivi como brasileiro por 63 anos (apenas nasci em Portugal) e inclusive sendo obrigado a votar desde os 22 anos...


6. Sempre que eu retornava de viagens no Brasil, onde eu era o motorista, até mesmo de curtas durações, eu ia aferir a pressão e constava sensível aumento da normalidade. Depois desta viagem de aproximadamente 10.000 km, de ônibus, ao aferir fui questionado de forma apreensiva: VOCÊ TEM PRESSÃO BAIXA? (9x6).





Nenhum comentário: